Como prolongar a vida útil do seu calçado de segurança
Dicas para um cuidado correto deste equipamento de proteção individual.
A manutenção e limpeza adequada do calçado de segurança não só é importante para garantir a sua segurança, como também para prolongar a vida útil do seu EPI.
Limpe com frequência.
Sabia que deve fazer uma limpeza de rotina após cada utilização?
Certificar-se diariamente que o calçado e, em especial, a sua sola não acumulam sujidade é um comportamento que fará a diferença!
No seu dia a dia, faça uma breve limpeza com um pano húmido e deixe o calçado arejar antes de o arrumar. Pode utilizar uma escova para obter melhores resultados ao retirar resíduos da sola.
Como deve lavar o seu calçado de segurança?
A lavagem do seu calçado de proteção deve ser efetuada de 15 em 15 dias, utilizando água corrente e um sabão neutro para não danificar o material.
Caso queira lavar um calçado que seja revestido com tecido microfibra, lave a uma temperatura de 60ºC para manter a sua qualidade e elasticidade.
Para uma secagem adequada, escolha um local fresco sem exposição intensa ao calor. Deve ser realizada num processo lento, evitando um aquecimento extremo do calçado. Para uma próxima utilização, recomendamos que deixe secar bem o calçado.
Siga as recomendações para o calçado de segurança revestido em pele.
Os sapatos e botas de segurança com gáspea em pele requerem maior cuidado, de forma a conservar as suas propriedades. Assim, para preservar a natureza maleável e resistente da pele, deverá:
- Evitar a exposição a temperaturas elevadas
- Utilizar produtos indicados para a manutenção e proteção do material
- Deixar secar naturalmente
Sabia que temos o desinfetante ideal para o calçado?
Conservar a aparência do seu calçado é importante, mas também precisa preocupar-se com aquilo que não vemos a olho nu. Por isso, desenvolvemos um desinfetante que elimina 99,8% de vírus, bactérias e fungos.
Com o desinfetante de calçado P393 da gama Clean&Care é possível ver-se livre de maus odores, ficando com um suave aroma a limpo sem risco de irritação.
É compatível com diversos materiais comuns no calçado, tais como pele, borracha, plásticos e outros sintéticos.
Combinar a utilização do desinfetante, de palmilhas antimicrobianas e o uso de meias com elevada capacidade de absorção é o “segredo” para manter o interior do sapato higienizado.
Quando precisa de um novo par?
Mesmo com todos os cuidados a serem tomados, chegará o dia em que terá de substituir o seu calçado de segurança predileto por um novo par. Repare nos seguintes sinais de desgaste:
- Desconforto crescente
- Revestimento com rasgos ou furos
- Sola a descolar ou gasta
- Absorção de água (no caso de calçado impermeável)
Se esta for a solução, leia o nosso artigo sobre como escolher o melhor calçado para o seu trabalho.