Segurança no trabalho: 4 Dicas para a escolha dos seus EPIs
Do calçado de segurança às luvas de proteção, siga estes passos.
A segurança e saúde no trabalho é uma prioridade para os profissionais e empregadores. Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) certos poderá minimizar e prevenir acidentes.
1. Avaliação dos riscos
Identifique os riscos profissionais inerentes ao seu ambiente de trabalho. Por exemplo, podem incluir exposição a substâncias químicas nocivas, risco de impactos físicos, descargas elétricas ou perigos biológicos.
2. Qual é o nível de proteção necessário?
Depois de analisar os perigos envolventes, deverá analisar o nível de proteção necessário para garantir a sua segurança enquanto realiza a rotina de trabalho.
Cada tipo Equipamento de Proteção Individual, parcial ou integral, possuem as suas classificações de segurança de acordo com a marcação CE, variando consoante os diferentes níveis de proteção.
- Categoria I: Equipamentos simples de baixo nível de proteção. Por exemplo, luvas de jardinagem, vestuário e calçado para condições não extremas.
- Categoria II: Soluções que oferecem um nível médio de proteção. Inclui equipamentos como capacetes, vestuário de alta visibilidade e calçado de segurança.
- Categoria III: Produtos com maior complexidade de proteção, tais como equipamentos de proteção respiratória, de retenção de quedas em altura e vestuário de proteção contra produtos químicos.
Garanta que o seu EPI cumpre todas as regulações relevantes e os padrões exigidos para o tipo de aplicação desejada.
3. Selecione o tamanho e formato perfeito para si
O EPI deve servir e ser ajustado corretamente ao seu corpo para garantir que proporciona a proteção adequada.
4. O conforto e a usabilidade também importam
É habitual ter de utilizar o equipamento de proteção durante várias horas, o que pode tornar-se desconfortável ao longo do dia. Desta forma, EPI’s que trazem conforto são mais fáceis de usar.
Ao escolher o seu próximo equipamento de proteção, priorize características como o peso, a respirabilidade e facilidade de movimentação.
Deve saber como utilizar e fazer a manutenção dos seus EPIs
No caso de equipamentos não descartáveis, siga os seguintes hábitos para que o EPI continue a proporcionar a proteção adequada:
- Cumpra as instruções do fornecedor sobre os cuidados a ter com o produto;
- Limpe com regularidade, removendo resíduos, pós e/ou possíveis agentes contaminantes;
- Verifique o seu estado antes e após a sua utilização (identifique rachadelas, rasgos ou outros tipos de danos que possam prejudicar a integridade do EPI);
- Guarde num lugar apropriado (limpo, seco, sem luz solar direta e exposição a temperaturas extremas).
Substitua por um equipamento novo quando o seu estiver danificado ou demasiado desgastado para assegurar a sua proteção.
Descubra os vários tipos de Equipamentos de Proteção
Produtos relacionados
Estamos mais próximos!
Encontre a nossa variedade de EPIs e outras soluções profissionais numa loja PECOL perto si. Saiba onde nos encontrar e contactar aqui.