
À conversa com o Gestor de Produto, Frederico Carvalho.
Conheça o Frederico nesta conversa com a PECOL.
Dado ao teu longo percurso na equipa, acompanhaste mais de uma década de história. Como é conviver de perto com o crescimento e a evolução da empresa?
“A PECOL faz parte do meu crescimento como profissional e é gratificante ver que contribui para o crescimento da empresa e a projeção da marca. No fundo, o constante crescimento da marca no mercado nacional e internacional faz-me evoluir e ser cada vez mais exigente comigo e com todos os que me rodeiam.”
A PECOL é uma empresa que está em constante melhoria e lança diversos produtos novos. Conta-nos como é o processo interno de elaborar estratégias e planos de marketing para produtos tão distintos?
“Com quase 39 anos de história, temos uma experiência e conhecimento acumulado do mercado, que nos permite encontrar com sucesso a solução para as necessidades dos nossos clientes. O nosso objetivo sempre será lançar produtos que tenham valor acrescentado para o cliente.”
“Procuramos responder às necessidades dos nossos clientes trazendo produtos de elevada qualidade, em linha com o que a PECOL já nos habituou. A margem de erro é mínima, por isso é sempre um desafio aliciante lançar um produto novo.”
“Com uma gama de produtos tão vasta é necessário perceber quais os benefícios que os nossos clientes terão ao usar os nossos produtos para que possamos adequar a comunicação e a abordagem dos diferentes segmentos de mercado onde estamos presentes.”
Acompanhas de perto o lançamento e sucesso dos produtos pelos quais és responsável. Há algum produto que te tenha dado particular prazer em preparar e desenvolver a sua estratégia?
“São várias as gamas de produtos pelas quais sou responsável. No entanto, a gama de ferramentas elétricas PECOL PowerTools foi, do ponto de vista estratégico, a mais desafiante. A PECOL não era conhecida no mercado como fornecedor de ferramentas elétricas, o que tornou este projeto ainda mais ambicioso. A vontade de desenvolver uma gama de produtos diferente do que o mercado está habituado foi o tónico perfeito para um projeto de sucesso.”
O teu dia a dia passa por ter um olhar analítico e uma boa relação interpessoal com todos os envolvidos no processo, nomeadamente a equipa de marketing, logística, rede de vendas, qualidade, etc. Como é fundir tantos elementos na estratégia que delineaste para o produto?
O comprometimento de todos os intervenientes é a única forma de ter sucesso no desenvolvimento de um produto. Quanto mais envolvida no desenvolvimento estiver a estrutura, maior é o sucesso do produto.”
“É fundamental conseguir aglutinar todos em volta de um objetivo único: tornar o produto diferente e especial para os clientes. Para alcançá-lo é necessário o contributo de todos os departamento da PECOL.”
Dado que tiveste um papel ativo na sua transformação, como vês a PECOL daqui a 5 anos?
“Vivemos tempos de incerteza e o mercado está em constante evolução. Porém, se mantivermos o rigor, empenho e a busca contínua de novas soluções como nos últimos anos, conseguiremos colocar a PECOL como líder de mercado e uma referência na maioria dos nossos produtos.”